Estudo TODXS | Notícia | Heads Propaganda
Estudo TODXS
17 de agosto de 2018 - 16h50 | NOTÍCIAS
Entenda


O estudo Todxs é o nosso compromisso pela equidade e diversidade na publicidade brasileira.

O desejo de realizá-lo teve início em 2014, quando, na celebração de 25 anos da agência, ouvimos do Kofi Annan que o desenvolvimento da nossa sociedade depende da equidade de gênero. E que para chegarmos a esse ideal de igualdade, precisamos empoderar mulheres.

Esse foi o pontapé para entrarmos de cabeça no assunto. De lá pra cá, estudamos, nos aprofundamos, participamos de inúmeros eventos e debates. Desenvolvemos internamente um rico glossário, que esmiúça estereótipos e atitudes que empoderam. Assinamos os Princípios de Empoderamento Feminino da ONU Mulheres, um parceiro fundamental para ganharmos maturidade no tema. Fomos a primeira agência de publicidade da América Latina a assinar o compromisso.

A primeira onda do Todxs foi lançada em 2015. No estudo, mapeamos quem são os protagonistas e coadjuvantes de filmes, analisamos os biotipos e as histórias que são contadas. Elas empoderam ou estereotipam?


O Todxs cresceu, atualmente inclui redes sociais além da TV, abraça os temas de diversidade e inclusão. Em 2018, lançamos a sexta onda e já coletamos os dados da sétima.

A análise da evolução histórica do estudo nos mostra que o mercado como um todo está acertando mais que errando, que temos mais negrxs protagonistas do que antes, a masculinidade da forma que conhecíamos está sendo questionada e temos mais situações empoderadoras (tanto para mulheres, quanto para os homens) do que tínhamos a anos atrás. 

Porém ainda precisamos discutir o tema: negrxs ainda são minoria nas representações; a diversidade muitas vezes é tratada como contexto ou simulação de um cenário, não tendo voz ativa nos comerciais; mulheres ainda são objetificadas, hipersexualizadas ou presas ao padrão de beleza vigente. O cenário está se transformando, mas não na velocidade que a sociedade quer e precisa.

Enquanto estereótipos prejudiciais existirem, o estudo existirá, alimentando o mercado publicitário, imprensa, grupos sociais, estudantes e toda a sociedade sobre o assunto.

Nós, da Heads, sabemos o poder que a publicidade tem em disseminar ideias e influenciar a cultura e desejamos contribuir positivamente para que as marcas se fortaleçam à luz do ideal mais positivo e contemporâneo da equidade.

Se esse assunto for relevante para a sua marca, chame a gente e agende uma apresentação.